Dia dos Professores – Dia de Luta e Resistência

Hoje é aquele dia que todo mundo lembra da importância do professor, todos os programas e telejornais fazem homenagem, acham professores escondidos nos cantos do país e que conseguem fazer uma boa prática pedagógica, sem nenhum tipo de recurso, em condições muito precárias,  mas que são elevados ao posto de exemplos e, com isso, romantizando a precarização da prática educacional

Pegando carona nos memes da Internet, só digo uma coisa: “enfim, a hipocrisia”!

Professor não precisa e não merece ser lembrado uma vez por ano, nem ser homenageado com palavras vazias, que mais tendem a autopromover quem elogia, do que o próprio homenageado em si.

Me embrulha o estômago ver a falsidade nessas datas.

Sabe o que professor precisa? Eu sei, vamos lá:

Professor precisa de um Ministro da Educação que saiba valorizar a classe, não um desclassificado que diga que professor é aquele que não deu certo em nenhuma outra profissão, como fez o atual, há poucos dias, diga-se de passagem.

Professor precisa que seu trabalho, desde o nível mais básico da Educação, até o trabalho em grandes centros de pesquisa e produção de conhecimento, seja valorizado, afinal, nenhum professor que honre a sua profissão, sai de casa para ir cultivar drogas em laboratórios de universidades, como já disse um outro canalha que ocupou e sujou o cargo de Ministro da Educação.

Professor precisa de remuneração justa, porque esse discurso de trabalho por amor não cola. Trabalhamos por amor sim, mas também temos contas para pagar, como qualquer outro trabalhador, portanto, não é benefício, não é caridade, não é favor algum, é justo reconhecimento pela formação e dedicação de anos e anos de estudo, que aliás, não acabam nunca!

Portanto, diante do atual cenário, não vejo nada a se comemorar, exceto o fato de louvar a coragem e a dedicação dos colegas que continuam nas salas de aula, resistindo bravamente a todos os ataques covardes de governantes corruptos, que não fazem ideia do que é enfrentar uma sala de aula e que, todos os dias, com o suor digno do trabalho, tentam construir um mundo mais justo e desigual.

Se você apoia esse atual governo, não ouse desejar parabéns a nenhum professor, porque ao apoiar esse governo, você desrespeita a Educação, portanto, a todos os professores sérios.

Se você é professor e apoia esse governo, faça um favor a você e aos seus alunos e busque outra profissão, porque você desonra o trabalho de Educadores sérios e você não faz ideia do real significado do que é ser um Educador, pois um professor de verdade, jamais estaria ao lado de alguém que exalta torturadores condenados, que menospreza os diretos básicos de uma democracia e que só pensa promover desigualdades, ao acabar com qualquer tipo de direito trabalhista e que garanta a dignidade humana, tudo isso, em nome do grande capital financeiro.

Dessa vez não tem como escrever uma mensagem fofinha e desejando votos de felicidades, pois não há felicidade e dignidade sem luta, sem consciência de classe, sem indignação e esse é um dos papéis que um verdadeiro professor desempenha, independente da sua área de formação e atuação, pois acima de qualquer conhecimento acadêmico, está a formação do ser humano, do respeito à vida e a dignidade.

Essa luta, os fascistas e ordinários chamam de doutrinação e querem retirar, a todo custo, dos meios educacionais, mas digo em alto e bom tom: VOCÊS NÃO VÃO CONSEGUIR CALAR OS VERDADEIROS PROFESSORES, pois não temos medo de bundões iguais a vocês!

Fascistas, corruptos e bandidos passarão, mas a EDUCAÇÃO fica, pois é ela que transforma o ser humano e o ser humano ainda transformará o mundo, citando, merecidamente, outro grande incômodo dos inimigos da Educação, Paulo Freire,  que é o maior Educador de todos os tempos, reconhecido mundialmente, mas odiado pelos analfabetos funcionais que hoje ocupam os cargos de direção desse país, além dos alienados, que repetem feito zumbis, críticas ao trabalho de alguém que eles não conhecem, de quem nunca leram, sequer um único texto.

Com o nosso trabalho sério, com o nosso comprometimento, com a nossa luta justa, nós venceremos esse esgoto que hoje assola o país. Aguardem!

Leave a Comment